O desenho de soluções interactivas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos, podendo este ser mais ou menos complexo, de acordo com o tamanho e a complexidade destas. Alguns dos requisitos a considerar:
• definição da solução interactiva a desenvolver;
• caracterização do tipo de imersão pretendido;
• avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;
• definição da capacidade de percepção dos movimentos do utilizador;
• avaliação de recursos e capacidades:
• selecção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;
• criação e edição de formas geométricas e texturas;
• descrição da visão estereoscópica:
• caracterização do hardware, do software e do suporte de rede;
• modelação da acção física do sistema.
Para o desenho de soluções interactivas no âmbito da realidade virtual é necessário envolver conhecimentos de diversas áreas, que permitam a modelação de objectos, a ligação de computadores em redes, a implementação de sistemas de processamento em tempo real e o desenvolvimento de programação orientada a objectos. Para tornar esta tarefa mais acessível e rápida, sem perder capacidades, foram criadas ferramentas, genericamente conhecidas por VR TooIKits, permitindo a criação de programas de realidade virtual. Estas ferramentas permitem, a importação de imagens a partir de programas como o AutoCad, a ligação de dispositivos periféricos específicos e o trabalho de efeitos como iluminação, sombreamento e textura dos objectos, funcionando de forma independente do hardware.
Temas desenvolvidos
- Do GUI aos ambientes imersivos
- Realidade Virtual
- O conceito de interactividade
- Características ou componentes da interactividade
- Níveis e tipos de interactividade
- Como avaliar soluções interactivas
- O desenho de soluções interactivas
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Obrigado, Eu e o meu marido vamos usar estas dicas obrigado
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