Temas desenvolvidos

  • Do GUI aos ambientes imersivos
  • Realidade Virtual
  • O conceito de interactividade
  • Características ou componentes da interactividade
  • Níveis e tipos de interactividade
  • Como avaliar soluções interactivas
  • O desenho de soluções interactivas

5. O desenho de soluções interactivas

O desenho de soluções interactivas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos, podendo este ser mais ou menos complexo, de acordo com o tamanho e a complexidade destas. Alguns dos requisitos a considerar:

definição da solução interactiva a desenvolver;

• caracterização do tipo de imersão pretendido;

• avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;

• definição da capacidade de percepção dos movimentos do utilizador;

• avaliação de recursos e capacidades:

• selecção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;

• criação e edição de formas geométricas e texturas;

• descrição da visão estereoscópica:

• caracterização do hardware, do software e do suporte de rede;

• modelação da acção física do sistema.

Para o desenho de soluções interactivas no âmbito da realidade virtual é necessário envolver conhecimentos de diversas áreas, que permitam a modelação de objectos, a ligação de computadores em redes, a implementação de sistemas de processamento em tempo real e o desenvolvimento de programação orientada a objectos. Para tornar esta tarefa mais acessível e rápida, sem perder capacidades, foram criadas ferramentas, genericamente conhecidas por VR TooIKits, permitindo a criação de programas de realidade virtual. Estas ferramentas permitem, a importação de imagens a partir de programas como o AutoCad, a ligação de dispositivos periféricos específicos e o trabalho de efeitos como iluminação, sombreamento e textura dos objectos, funcionando de forma independente do hardware.

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