Temas desenvolvidos

  • Do GUI aos ambientes imersivos
  • Realidade Virtual
  • O conceito de interactividade
  • Características ou componentes da interactividade
  • Níveis e tipos de interactividade
  • Como avaliar soluções interactivas
  • O desenho de soluções interactivas

2.3. Realidade imersiva e não imersiva

A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como o capacete de visualização (head-mounted display), as luvas de dados (datagloves) e os auscultadores (headphones) . Além destes, é importante considerar outros aspectos na imersão, como o lugar utilizado, a forma como é efectuada a projecção, a posição e as deslocações do utilizador, a distância do utilizador aos controlos e a qualidade do som.


A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, o teclado e o joystick.

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