Temas desenvolvidos

  • Do GUI aos ambientes imersivos
  • Realidade Virtual
  • O conceito de interactividade
  • Características ou componentes da interactividade
  • Níveis e tipos de interactividade
  • Como avaliar soluções interactivas
  • O desenho de soluções interactivas

1.2. Os ambientes gráficos actuais, ergonomia e sentidos

Os ambientes gráficos actuais apresentam boa qualidade, necessitando, por isso, para a sua formação, de computadores e dispositivos periféricos com mais capacidades. A qualidade dos ambientes gráficos é um aspecto particularmente importante na imersão do utilizador, principalmente quando o ambiente virtual é recriado a partir de um ambiente real, pois quanto mais reais se apresentarem aos olhos do utilizador mais imerso este poderá sentir-se no ambiente virtual.

Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados o
rendering e o mapeamento de texturas, que são duas técnicas que contribuem para a formação de imagens de boa qualidade.

O desenvolvimento dos equipamentos é o resultado dos estudos efectuados pela
ergonomia. Desta forma, evitam-se situações de mal-estar no utilizador criadas pelos equipamentos de realidade virtual devido a características como o seu peso, as suas dimensões e o seu modo de funcionamento. Devido a todos estes desenvolvimentos verificados nos ambientes gráficos e nos equipamentos disponibilizados, consegue-se actualmente estimular todos os sentidos dos utilizadores mais facilmente, de uma forma mais realista e mais imersiva.

12 comentários: